Independentemente do campo econômico de sua Startup, clientes e demais pessoas sempre pensarão algo sobre seu negócio, seja online ou offline. Será necessário uma boa reputação não apenas para que haja interações ou engajamentos positivos, mas também para que a marca seja lembrada favoravelmente.
Por exemplo, na propaganda da Pepsi, analisada neste link do Youtube, Kendall Jenner entregou uma lata de refrigerante a um policial, evocando o ato de Leisha Evans nos protestos em Baton Rouge, EUA, em 2016. As reações desta publicidade gerou uma enorme repercussão negativa à empresa multinacional de bebidas e comidas, uma vez que ignorou questões como brutalidade policial naquele país.
Pensando em termos econômicos e financeiros para a Pepsi, não seria difícil imaginar que houve perdas monetárias. Em outros contextos – e a depender de como a marca se manifesta -, seria possível imaginar o cancelamento de contratos e processos judiciais contra ela.
Ainda que dificilmente equívocos como estes ocorrem, quando acontecem, a confiança e a imagem construída da Startup pode ser severamente afetada. Além disso, é necessário lembrar que em eras digitais, a velocidade com que as críticas viajam é alta.
Vale dizer, quando possíveis novos clientes e investidores procurarem por sua Startup, ao se depararem com comentários, críticas e anotações negativas em sites de avaliação, em aplicativos ou, ainda, em comentários em redes sociais, a consequência poderá ser a escolha de um concorrente.
É que o futuro cliente e investidor, ao verificar tais comentários e classificações negativas de outras pessoas, certamente será influenciado ao tomar sua decisão de comprar ou contratar determinado serviço.
Desta forma, é, no mínimo, razoável, ser cauteloso em proteger a reputação de sua Startup, como veremos agora.
Por que a reputação é relevante?
Ao longo da atividade comercial, a Startup poderá tomar uma decisão de negócios errada que não vai agradar a outras pessoas. Ainda que seja um acontecimento corriqueiro, os concorrentes poderão capitalizar deste deslize empresarial.
Uma boa reputação irá aumentar a popularidade de sua Startup e a confiança dentre os consumidores.
Veja algumas razões para começar a se preocupar com este tema logo abaixo.
Construção de confiança e credibilidade
Todos e todas querem saber a opinião de outros clientes e consumidores antes de pagar por eles. Deseja-se uma ajuda para a tomada de decisão.
É comum, ainda, que as redes sociais revelem como os demais clientes se relacionam com a sua marca, ou, ainda, se os valores da Startup estão alinhados com os deles. Assim, é essencial ganhar a confiança de seus clientes-alvo.
Quanto mais avaliações e comentários positivos no setor de atuação da Startup, maiores serão as chances de encontrar o público-alvo. Mesmo que concorrentes ofereçam os mesmos produtos e serviços, haverá uma clientela já fidelizada, uma vez que percebem a Startup como honesta e confiável.
Criação de imagem positiva
Uma imagem corporativa impressionante é uma ferramenta valiosa que você pode usar para impulsionar a marca da sua Startup. Isso o torna memorável e atrai clientes em potencial para você.
Além disso, é provável que as pessoas apoiem e se envolvam com uma marca que tenha uma influência favorável no espaço digital.
Quando se trata da reputação da Startup em foco, as melhores estratégias que você pode adotar são promover sua empresa de forma honesta e se envolver ativamente com seu público-alvo, por exemplo.
Aumento das receitas
A reputação e a confiança são, como dito anteriormente, uma das diversas métricas utilizadas para a escolha de uma marca em detrimento de outra. Quando os clientes confiam na marca da Startup, não apenas isto significa um elevado grau de confiança na sua empresa, como também representa um aumento das vendas e das receitas.
A escolha não se baseará apenas no site mais funcional ou na mídia social mais bonita. Quando há boas avaliações, diversas resenhas ou outros índices que comparam empresas competidoras, isto será um novo canal para a atração de novos clientes e, consequentemente, o crescimento de sua Startup.
A atividade jurídica e a reputação das startups
Como os problemas são multifacetados numa Startup, o Escritório Martelli & Abreu auxilia e aconselha as Startups para que tome decisões de acordo com seus planos de negócio, numa ideia de alinhamento que foge ao tecnicismo do Direito.
É o caso da construção dos pilares da reputação da Startup, que perpassa, por exemplo, pela identificação de uma pela matriz de SWOT da empresa, pelo auxílio no posicionamento do mercado e pela formação de parcerias estratégias com o suporte jurídico fornecido pelo Escritório.