O tema do ESG é presente no mundo corporativo. A sustentabilidade está relacionada com a perenidade dos negócios e com a melhor gestão possível de riscos inerentes ao negócio. Significa respeito ao meio ambiente, à transparência, à responsabilidade em relação a todos os interesses.
O que é ESG?
ESG é um conjunto de práticas utilizadas para orientar empresas, investimentos e escolhas de consumo. A sigla deriva de Environmental, Social and Corporate Governance, palavra em inglês que significa:
- Environmental, ou seja, meio ambiental. Representa a preocupação do impacto do consumo de qualquer atividade empresarial, como, por exemplo, a pegada de carbono, o gasto de água, dentre outros. Avalia-se, aqui, como a Startup performa como responsável pelo meio ambiente e como garante a sustentabilidade ambiental em suas operações.
- Já Social, o critério social destas práticas, analisa como a Startup interage com comunidade em que está inserida. Além disso, ela observa a política da organização em relação às políticas de inclusão, de diversidade e de trabalho, dentre outros.
- Governance, ou governança, em português, é o aspecto preocupado com as práticas internas da Startup. Verifica-se se a Startup observa, por exemplo, os códigos de ética e de conduta e se garante a prestação de contas e a transparência.
Por que devo adotar práticas ESG?
Ante à crise climática, à importância de como uma Startup interage com o meio social e às repercussões de seus atos à comunidade no qual ela está inserida, diversos investidores e formuladores de políticas públicas entenderam a necessidade de priorizar investimentos em organizações empresariais que estimulam as práticas ESG.
Desta forma, temas como crescimento equitativo, proteção dos recursos naturais, salvaguarda dos interesses dos consumidores, respeito ao meio ambiente, dentre outros, são temas de interesse aos investidores. Além disso, existem outras vantagens da adoção às práticas ESG:
- Aumento da competitividade
- Retenção de talentos
- Redução de custos
- Mais competitividade no longo prazo: há uma tendência dentre os consumidores e os investidores em rejeitar organizações empresariais com práticas socioeconômicas e ambientalmente irresponsáveis ou danosas. Com a adoção de práticas ESG, a Startup ganhará um destaque positivo junto ao Mercado.
- Retenção de talentos: organizações com boas práticas ESG tendem não apenas a atrair talentos, como também retê-los a longo prazo. Afinal, a tendência é que as novas gerações se preocupem com a agenda sustentável de uma Startup.
- Redução de custos: Organizações empresariais que adotam métodos e práticas sustentáveis tendem à reduzir custos e potencializar a sua eficiência. É o caso da Nestlé, que anunciou o investimento de até USD 2.1 bilhões até 2025 para substituir suas emblagens de plástico para plástico biodegradável e reciclado. Isto irá não apenas reduzir as pegadas de carbono, como também economizar em gastos com a falta de um compliance em determinadas regiões do mundo. As Startups, então, podem se aproveitar deste exemplo de como a adoção de práticas ESG são benéficas.
Cada vez mais organizações estão aproveitando os benefícios das práticas ESG, tais como a atração de talentos e o aprimoramento da marca e a inovação.
De maneira geral, a ESG equipa o negócio para se tornar resiliente tanto nos cenários atuais quanto nos possíveis futuros.
Ok, mas como devo começar um programa ESG?
Uma Startup deve considerar diversos fatores ao adotar as práticas ESG.
O passo inicial é compreender em que momento da execução da ESG na estrutura interna que a Startup está. Ou seja, se ela já adotou ou se ainda adotará tais convenções. A identificação disto facilitará o encontro de respostas como: quais são as áreas críticas de investimento, a governança, o social ou o ecológico? Quais são as diferentes políticas ESG? Como alocar os recursos da Startup e quais são as estratégias?
Por outro lado, se a Startup já adotou práticas ESG, surgem outras perguntas que podem ser respondidas: como me manter atualizado às legislações e regulações? De que maneira posso me engajar com outras associações, stakeholders e investidores para criar redes de colaboração?
Índices ESG
De modo exemplificativo da importância e da seriedade na qual o tema ESG é discutido pelo Mercado, trazemos o exemplo da B3, que dispõe de índices de sustentabilidade.
Segundo a Bolsa,
”além de servir como instrumentos atrativos para investidores comprometidos com esta temática, ajudam a estimular companhias a incorporarem questões ambientais, sociais e de governança em seu dia a dia”.
- Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
- Índice de Carbono Eficiente (ICO2)
- Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC)
- Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT)
- Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado (IGC-NM)
- Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG)
Conte a equipe do Escritório Martelli & Abreu para a adoção dessas práticas ESG para a sua Startup!