Qual a sua importância?
Com o amadurecimento de uma startup, é natural que a gestão se complexifique. E isso ocorre tanto com o relacionamento da empresa com outros agentes do mercado quanto entre as pessoas do time.
Devido a este desenvolvimento do negócio, a organização interna da startup pode se tornar uma dificuldade. Para que isto não se torne um peso, necessário implementar regras e condições inegociáveis.
O Código de Ética, então, seria o documento adequado para que uma startup possa se organizar de maneira efetiva e ética.
Mas o que é um ‘’Código de Conduta’’?
Os códigos de conduta corporativos consolidam o referencial ético dos padrões incorporados pela startup. Nele, estão previstos as descrições do comportamento, os mecanismos sancionatórios e a expressão do propósito da empresa na sociedade.
Costuma-se tanto integrar noções principalistas, como as ‘’missões e valores’’ da empresa, como também os protocolos de comportamento, os procedimentos e as melhores práticas a serem adotadas pela equipe.
As empresas já estabelecidas no mercado tendem a ser conhecidas por sua cultura, por regras a serem seguidas por sócios e empregados, suas premissas e seus valores. Por exemplo, se está na cultura da Nike o culto ao esporte, o incentivo à inovação e ao talento e a busca por diversidade e inclusão, na PepsiCo encontramos o estímulo à criação de um ambiente dinâmico, criativo, diverso e inovador.
Esse Código de Conduta irá indicar um norte para todos da equipe da startup de quais são as atitudes, os comportamentos, a missão, os valores e as expectativas que a empresa espera para com parceiros comerciais, com os demais membros da equipe, com os stakeholders e demais interessados.
Ele é, então, um passo que a startup dá para ter reconhecida e fortalecida seu nome e sua cultura organizacional.
A importância de um Código de Conduta
Em negociações com terceiros, com investidores-anjo e, principalmente, com instituições financeiras, é usual que se apresente um Código de Conduta. Afinal, o parceiro empresarial deseja ter certeza que pode depositar sua confiança no negócio. Essa confiabilidade pode ser reforçada, não só, mas também, pela apresentação desse documento da startup.
Uma outra vantagem de possuir um Código de Conduta é a sua apresentação numa eventual due diligence, tema já abordado neste post. Ora, ele irá auxiliar ao futuro parceiro entender os valores e como a startup atua.
Por fim, uma terceira vantagem deste documento está justamente em ser mais uma ferramenta que evidencia a seriedade em combater más-práticas empresariais, além de revelar a firmeza com que ela desestimula e reprime a corrupção, a lavagem de dinheiro e demais crimes.
Logo, resta evidente que a produção de um Código de Conduta é um instrumental interessante para que a startup mostre a sua seriedade ao mercado.